IMAGEM DAQUI |
Grupo: alunos de pré-escola até 5º ano.
Objetivos: a dinâmica é uma ótima oportunidade
para você observar melhor o comportamento da turma.
Tempo: uma aula
Local: A brincadeira pode acontecer na classe ou
no pátio, dependendo do tamanho da turma.
Material: bastam um rolo de barbante e uma
tesoura sem ponta para começar a brincadeira.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda
e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o
rolo adiante.
Sugira que cada um brinque com o seu pedacinho de barbante.
Balançando o cordão no ar ou formando uma bolinha com ele,
por exemplo, as crianças podem perceber sua textura, flexibilidade e
versatilidade. Depois, toda a turma, incluindo o professor, cria no chão um
desenho com o seu pedaço de barbante.
Prontas às obras, o grupo analisa figura por figura.
Comentários e interpretações são muito bem-vindos.
Após percorrer toda a exposição, cada um desfaz o seu
desenho e amarra, ponta com ponta, seu barbante ao dos vizinhos.
Abaixados ao redor desse grande círculo feito de cordão, as
crianças devem criar uma única figura.
Proponha que refaçam juntos, alguns dos desenhos feitos
individualmente. No final, em círculo, a turma conversa sobre o que cada um
sentiu no decorrer da brincadeira.
Enquanto as crianças escolhem juntos quais os desenhos irão
fazer e colocam a ideia em prática, o professor aproveitará para observá-las.
Nessa fase da brincadeira surgem muitas ideias e cada aluno quer falar mais
alto que o colega.
Alguns buscam argumentos para as suas sugestões, outros ficam
chateados, debocham da situação, ameaçam abandonar a roda e, às vezes, cumprem
a palavra.
O professor deve ficar atento ao comportamento da turma
durante esses momentos de tensão. Eles serão produtivos se você abandonar sua
posição de coordenador e deixar o grupo resolver seus impasses, ainda que a
solução encontrada não seja, em sua opinião, a melhor.
Conclusão: Por meio desse jogo, os alunos tomam
consciência de seu potencial criativo e se familiarizam com as atividades em
equipe.
É muito interessante repetir a brincadeira com a mesma
classe semanas depois. É hora de comparar os processos de criação com o
barbante, avaliando a evolução do grupo diante de um trabalho coletivo.
TEXTO ORIGINAL DAQUI.
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